terça-feira, 15 de agosto de 2017

Para refletir: # Razões para aprender idiomas



"A journey of a thousand miles begins with the first step"

"Uma jornada de mil milhas começa com o primeiro passo"


Olá pessoas queridas! 

Atualmente, o mundo inteiro está repleto de pessoas que adoram aprender novos idiomas (por diversos motivos) ao mesmo passo que existem outras que estão com a chave na mão, mas ainda não se sentem confiantes o suficiente para tomar a decisão de abrir essa porta mágica.

 O primeiro passo geralmente acontece após alguma MOTIVAÇÃO pessoal. A questão é: "Qual é a sua real motivação para aprender um novo idioma?"

Buscando o conceito da palavra Motivação, encontra-se: Motivação é o impulso interno que nos leva à ação: MOTIVO + AÇÃO. Esta palavra está ligada aos nossos desejos, necessidades e vontades*.

Seja qual for a razão pelo qual você busca aprender um novo idioma, o mais importante de tudo é que você se identifique com o mesmo. A identificação auxilia na aprendizagem, pois você sempre vai criar uma oportunidade para ter contato com esse idioma, ter um vínculo com o mesmo - seja através de música, literatura, artes, aula, filmes, dramas, etc. -.  E como consequência, o processo de aprendizagem se torna mais eficiente, mais divertido e gratificante. 

Eis alguns motivos pelo qual você pode entrar nesse mundo mágico sem medo de ser feliz:

Apendendo novos idiomas você...

.... Amplia seus horizontes
Você passa a se interessar pelo país (ou países) que fala esse idioma e acaba aprendendo como bônus culturas diferentes.

... se liberta de legendas
Nada melhor do que assistir a um filme sem precisar de dublagem ou legenda. Lembra aquele filme maravilhoso que você estava assistindo e na melhor cena a legenda sem explicação alguma simplesmente sumiu?

... é capaz de cantar e ouvir músicas em outros idiomas e compreender
Sabe aquela sensação quando toca uma música super legal e você consegue entender o que está sendo dito na canção e consegue cantarolar corretamente?

... faz amizades com pessoas de outros países
Atualmente não existem mais desculpas para fazer amizades com pessoas de diferentes lugares. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer ao vivo pessoas de outros lugares, considere a internet como a sua Best Friend neste quesito e aproveite os aplicativos, como Skipe, Facebook, outros sites interessantes para conhecer essas pessoas.

... consegue obter informações direto da fonte ou mais precisa
Imagine que saiu no Jornal na TV alguma reportagem sobre alguma descoberta científica de relevância mundial no Japão. Obviamente, você conseguirá mais informações sobre esse assunto em sites de jornais japoneses, e ainda, pessoas japonesas em seus blogs ou vídeos no youtube comentando esse assunto na visão deles.  

... aprenderá a se expressar em outras formas
Quando aprendemos outro idioma, existem situações no qual se utiliza tal palavra ou expressão que simplesmente não se consegue traduzir para o português. Como exemplo, no Japão antes das refeições as pessoas costumam dizer  頂きます (itadakimasu). Para essa expressão, algumas pessoas traduziriam como "bom apetite" ou "vamos comer". O fato é que no Brasil não temos o uso de alguma expressão própria para expressar essa situação.

... terá uma viagem mais proveitosa
Imagine que seu sonho era conhecer a Coreia do Sul e após todos os preparativos para essa viagem, você finalmente foi. Chegando no país, você terá muitas oportunidades de encontrar nativos e desenvolver diálogos por mais simples que seja.
Se você souber falar coreano e ler em Hangul, concordas que as informações chegarão com maior facilidade a você e poderás aproveitar mais os momentos, sentindo-se mais confiante em pedir informações a nativos e entender o que está escrito em placas, cartazes, panfletos que porventura você encontrar durante a viagem?

...melhores oportunidades de emprego
O mercado está cada vez mais competitivo e isso inclui no conhecimento de idiomas. Algumas empresas no Brasil já buscam profissionais que além de falar o português, conheça mais dois idiomas estrangeiros.

... terá uma comunicação secreta
Imagine que todos os seus amigos falam inglês, mas entre esses amigos, você e o seu melhor amigo além de saberem se comunicar em inglês sabem alemão. Assim, se vocês estiverem em público e quiserem ter uma conversa em particular, o alemão seria o idioma secreto de vocês. Legal, né?


Claro que existem outras razões para você começar a estudar um novo idioma. Espero que essas informações te ajudem a iniciar essa jornada ou a permanecer nela.  

Nunca desista de seus sonhos!

Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo e  inscreva-se aqui, pois assim você receberá notificações de novas postagens. Até a próxima.
Abraço, 
                                                                                                                        
                                                                                                                           Jeiane Costa.
e-mail: jeianecosta.novel@outlook.com
Instagram: meioaspalavras
Twitter: https://twitter.com/Meioaspalavras

www.portalolhardinamico.com.br

Você também pode gostar de ler:






      





___________________________
* informação disponível no site <http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/o-que-e-motivacao-conceito-e-principais-teorias-da-motivacao-definicao.php> Acesso em 13 jun 2015.


Um comentário:

  1. A abordagem de hoje merece um prêmio de utilidade pública. Concordo muito contigo no que diz respeito ao aprendizado de outro idioma, principalmente o inglês, por ser predominante. Durante minhas viagens converso (mal, mas converso) com gente do mundo todo e fico surpreso como pessoas de países como Guatemala e Nicarágua, teoricamente menos desenvolvidos do que o nosso, tem um sistema educacional tal que seus alunos chegam na faculdade com excelente domínio de uma segunda língua. Uma necessidade lógica, já que grandes artigos do mundo, em qualquer área do conhecimento, não são publicados em castelhano. Abraço Je!

    ResponderExcluir

Romance expõe os desafios do escritor durante o processo de construção de um livro

“Escrever um livro é uma arte, uma poesia. É muito mais que jogar palavras ao papel aleatoriamente ou usar o a...