quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Para LER e se DIVERTIR: # VIDA MODERNA - Semírames Paterno




Era quase o horário do pôr-do-sol.

Enquanto eu andava a caminho de casa, passei a observar as pessoas à minha volta. Inicialmente, parecia um mundo sem cor. Elas estavam presas às suas próprias preocupações do cotidiano. Basicamente umas voltavam do trabalho, outras chegavam da escola.

Todavia, ao olhar com maior atenção, um resquício de esperança preencheu meu coração quando repentinamente o vento trouxe o som de crianças gritando, ao longe se divertindo. Logo em seguida, um cachorro passou por mim perseguindo um gato, que por sua vez, demonstrou-se astuto ao pular sobre o muro da casa de uma senhora que varria a porta de casa.

Meio a essa agitação, mais adiante, algo chamou minha atenção: as cores estavam no céu, - os gregos diriam que essa coloração seria devido a intervenção de Eos, a deusa luminosa da aurora. Entre as cores quentes do sol e a suavidade da brisa, havia curioso: uma dança.

Sim, uma dança!
Antes que você me pergunte, não eram os passarinhos. Sob o ritmo dos ventos e comando de alguns garotinhos da cidade, várias pipas coloridas de diversos formatos e tamanhos se movimentavam quase que acrobaticamente perto das nuvens.

Isso me fez lembrar uma história que li quando criança. Eu estava na quarta série, quando a querida e sorridente professora Zélinda trouxe para mim o “vida moderna”, de Semírames Paterno.

À primeira vista, franzi o nariz pelo simples fato do livro não conter diálogos, pois se tratava de livro-imagem. Batendo o pé no chão enquanto folheava rapidamente aquelas paginas, eu pensei:"porque a tia me deu um livro sem palavras, se eu já sei ler?"

Naquela época, eu não fazia a menor ideia de que esse tipo de livro, trabalha a pseudoleitura, que é a interpretação de imagens e o faz de conta da leitura (leitura de imagens). Para as crianças, isso é muito importante porque é o primeiro passo para a leitura escrita.

Apesar de todo o nervosismo, eu me dei uma chance. Me permiti a experiencia de folhear cada pagina e quando a historia terminou, advinhem o resultado?

Me apaixonei pelo livro! 

Eu não sabia explicar que aquela história mesmo sem conter uma unica palavra, foi capaz de provocar emoções e soltar a minha imaginação. os livro-imagens por serem histórias muito bem ilustradas e agradáveis, qualquer pessoa pode ler. 

Vale a pena resgatar as nossas memórias guardadas no fundo do túnel do tempo, de quando éramos criança.



Então, minha dica de hoje é que você conheça “vida moderna”. Boa leitura:





Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo, compartilhe com seus amigos e  inscreva-se aqui, pois assim você receberá notificações de novas postagens. Até a próxima!
Abraço,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Romance expõe os desafios do escritor durante o processo de construção de um livro

“Escrever um livro é uma arte, uma poesia. É muito mais que jogar palavras ao papel aleatoriamente ou usar o a...