terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Para LER e DESENVOLVER: # Liberte seu inglês - Capano e Hijo



Olá pessoas queridas!



Atualmente, pessoas do mundo inteiro - por diversas razões - precisam aprender a falar outros idiomas. Hoje em especial falaremos sobre a aprendizagem da língua inglesa (que eu amo!)

Quando eu estava estagiando na recepção de um hotel da minha cidade, ao conversar com a recepcionista sobre o assunto percebemos algumas dificuldades que nós estudantes brasileiros sentimos durante o processo de aprendizagem.

Então, ela me apresentou um livro que é a dica de leitura que trago hoje a vocês. Apresento “Liberte seu inglês: o que fazer para destravar sua conversação”. Esse livro foi escrito por Aysha Hijo Capano e os co-autores Moriaki Hijo, Neusa M. Cassoni Hijo.





Já nas primeiras páginas, fica evidente o plano sobre o que o estudante da língua inglesa deve fazer para otimizar sua fluência e sobre os obstáculos e hábitos ruins que dificultam um bom êxito na aprendizagem.

Baseado nesse livro, trago a você que tem o sonho de falar inglês fluente doze dicas, confira:


#01 Toda a frase tem sua função na conversação. Se você decorar apenas o significado, ele não encontra lugar para aquela frase na sua conversação. Portanto, é preciso entender o ‘contexto’ de cada frase. É isso que quem é fluente em um idioma faz.



#02 Uma conversação só é conversação se tiver o pronto entendimento. São as frases prontas que fazem esse papel. Frases prontas são aquelas prontamente entendidas. Ela está engatilhada na mente de todos e, por isso, permite o pronto entendimento. Ex: quando alguém nos chama, dizemos em português: “já estou indo”.  


#03 Sinta-se confortável durante a conversação. Isto serve para quem fala e quem ouve.



#04 Perceba a importância de traduzir a “ideia” ou “intenção”, não as palavras durante uma conversação. Isto por que se você traduzir palavra por palavra, não chegará às frases prontas em inglês, prejudicando o entendimento.



#05 Como aprender frases prontas? Ouvindo. Ouvir é o recurso mais importante para você aprender inglês.




#06 As frases prontas são situacionais. Por isso, não peça a ninguém uma lista de frases prontas em inglês sem antes especificar a situação. A repetição é importante durante a aprendizagem. Assim, na hora H, você usa a frase que é de entendimento instantâneo. Você não elabora a frase. Ela surge por instinto, por reflexo. Automaticamente.



#07 Frases conhecidas podem adquirir novos significados. Como você já sabe, mudou a situação, muda o significado.



#08 Desenvolva a habilidade (qualidade). Isso requer determinação e exercício até chegar a perfeição. Habilidade é igual a qualidade. Não dá para medir. Logo, é difícil perceber o progresso.



#09 Praticar até chegar a perfeição. Isto é: memorizar e repetir. Ninguém chega a perfeição sem memorizar e repetir. Nas artes, nos esportes, nas ciências. Quantos cientistas ficam nos seus laboratórios em cima de um experimento, repetindo e repetindo?



#10 Conversação é mais que simplesmente falar ou responder. A verdadeira aula de conversação tem simular o evento conversação; passar o conforto do ponto entendimento, saber perguntar, saber pedir esclarecimentos, saber abordar e respeitar protocolos. Enfim, comunicar-se com o outro.



#11 Pensar em inglês. Para melhorar seu desempenho na conversação é preciso “pensar em inglês”. Por que só assim seu inglês fica natural e espontâneo. Mas como conseguir isso? Com a imersão. É preciso manter a mente ocupada com o inglês. E pra isso, o segredo é treinar a mente.



#12 Não tenha medo de errar durante o processo de aprendizagem.

·       Divirta-se durante o processo de aprendizagem do idioma.

Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo e  inscreva-se aqui, pois assim você receberá notificações de novas postagens. Até a próxima.
Abraço, 
                                                                                                                        
                                                                                                                           Jeiane Costa.
                                                                                                                                       jeianecosta.novel@outlook.com






Você também pode gostar de ler:

Créditos especiais
CAPANO, Aysha Hijo; HIJO, Moriaki; HIJO, Neusa M..Liberte seu inglês: o que fazer para destravar sua conversação. 2 Ed. Osasco, Sp. Novo século Editora, 2009. 
Ilustração: Jeiane costa
Imagem 1 disponivel em: <https://reallifeglobal.com/how-music-can-make-you-fluent-in-english/> acesso 26 dez 2017


Um comentário:

Romance expõe os desafios do escritor durante o processo de construção de um livro

“Escrever um livro é uma arte, uma poesia. É muito mais que jogar palavras ao papel aleatoriamente ou usar o a...