domingo, 15 de outubro de 2017

Para REFLETIR: # sobre a EDUCAÇÃO




olá pessoas queridas!

Talvez eu esteja pessimista, mas vejo nos nossos dias o quanto nos ressentimos quando falamos sobre a educação brasileira. Tocar nessa temática é como tocar em uma ferida aberta. Dói, sangra.

Sinto que os valores estão sendo invertidos e perdidos. Então questiona-se: qual é o papel da educação? Qual é a sua relevância para nós indivíduos, cidadãos?

De um lado observa-se pessoas com dificuldade para refletir, argumentar e formular suas próprias opiniões. Do outro lado, observa-se a desvalorização e o caos na nossa educação. Muito se fala e promete. Pouco se faz.

Excesso de conteúdos discutidos em sala de aula, e, no entanto, sem aplicação para a vida. Resultado: desinteresse, descaso. Afinal de contas, estudar dessa maneira, para que continuar?

A educação começa na família. Lya Luft afirma que “a educação é bem mais ampla do que a escola. Começa em casa, onde precisam ser dadas as primeiras informações sobre o mundo, noções de postura e compostura, respeito, limites”.

A escola é um complemento desse entorno. No entanto, percebe-se que há uma lacuna entre a escola e as famílias quando saem nos noticiários que os alunos estão lamentavelmente ofendendo e desrespeitando os professores. Profissionais que se dedicam para transmitir conhecimento, a civilidade.

O que precisamos? Talvez seria um clichê responder a essa pergunta com a palavra mudança. Ou talvez seria uma utopia afirmar que precisamos de uma injeção de ânimo para entender e agir sob a urgência de descruzar os braços, se levantar, sacudir a poeira e agir contra esse quadro de desvalorização do educador no Brasil, da falta de qualidade na educação e amor desenvolvido pelos alunos.

Não podemos nos esquecer, é claro, que a vida é uma eterna aprendizagem. Mesmo quando penduramos nossos diplomas orgulhosamente na parede de casa, estamos suscetíveis a aprender. A aprender e a ensinar!

Precisamos retomar o amor à sabedoria. Mesmo com toda a tecnologia, a educação não é substituível. Sem ela, nos esquecemos nossos valores, a ser cidadão. Desaprendemos a lidar com o próximo... com nós mesmos.

Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo e inscreva-se aqui, pois assim você receberá notificações de novas postagens. Até a proxima!

Abraço,

Jeiane Costa.
E-mail: jeianecosta.novel@outlook.com

Instagram: jeianecosta
www.portalolhardinamico.com.br

Você pode gostar de ler:



Creditos especiais:
 imagem. Disponivl em:<http://interneeduca.com.br/paises-que-mais-investem-em-educacao-no-mundo>. Acesso em: 15 out 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Romance expõe os desafios do escritor durante o processo de construção de um livro

“Escrever um livro é uma arte, uma poesia. É muito mais que jogar palavras ao papel aleatoriamente ou usar o a...