sexta-feira, 8 de setembro de 2017

# Especial: 405 anos de São Luís, Maranhão - Relembrando sua história

                                                                                              Imagem 1

Olá pessoas queridas!

Hoje é uma data muito importante para os Maranhenses, pois é o aniversário da capital do estado. Em comemoração a esse dia especial, contaremos aqui um pouco da história da fundação de São Luis.

O  ludovicense cultiva o orgulho do seu passado. Tem o hábito de contar para o resto do Brasil que sua cidade é diferente dos outros estados brasileiros. Cita com o peito estufado a existência dos poetas e literatos. Confirma essa particularidade através do translado da fundação de São Luís das mãos portuguesas para as francesas, inversamente à história das outras cidades brasileiras.


Será que São Luís realmente foi fundada pelos franceses?


A historiadora Lacroix conta em sua obra, A fundação francesa de São Luís e seus mitos como tudo aconteceu. Convidamos você para descobrir essa história, Confira!


                                                                         Imagem 2


Os portugueses no século XVI estavam ausentes dessas terras, devido as fracassadas expedições que sempre terminavam em frustrantes naufrágios. Por outro lado, nesse período há registro de que piratas franceses frequentavam o litoral maranhense.

Henrique IV conhecedor da importância de uma colônia no Norte do Brasil, enviou Daniel de La Touche, senhor de La Ravardière, François de Razilly e Nicholas de Harley para o litoral maranhense a fim de averiguar as vantagens oferecidas por esse território. Chegaram no golfão maranhense em 26 de julho de  1612. Fundearam uma ilha menor e após confirmada a receptividade nativa, trataram de passar para a Ilha Grande. A Upaon-Açu.


                                                                     Imagem 3

Na Upaon-Açu, os nativos e franceses fizeram acomodações de palhoças para parte da esquadra enquanto o outro grupo de dez ou doze franceses preferiram residir nas aldeias. Aconteceu também os preparativos necessários para a realização da cerimonia religiosa, costumeira à chegada em terra desabitada.

Em seguida, escolheram um lugar estratégico, com a visão para os dois braços dos rios que circundam a Ilha, a ponta de um rochedo inacessível e mais elevado que todos os outros e nomearam de Forte de Saint-Louis, em homenagem a Luis XIII. Além disso, Os franceses construíram algumas choupanas para residência, levantaram um grande armazém para depósito de toda carga.

Esse lugar escolhido para se instalarem, atualmente corresponde à avenida D. Pedro II e adjacências, centro dos atuais poderes Executivo e Judiciário maranhense, além do Legislativo, na atual Rua do Egito.


                                                                      Imagem 4


Em junho de 1613, Daniel de La Touche retornou às pressas depois da notícia do aparecimento na Ilha-Grande da nau portuguesa Santa Catarina, com vinte e cinco soldados e sete indígenas. Os recém-chegados desembarcaram no porto do Cahur, atearam fogo num armazém e deixaram um letreiro avisando da chegada do capitão Martin Soares Moreno, por ordem do rei de Portugal.

Percebendo o perigo ibérico, os franceses trataram de melhorar suas defesas, colocando dois canhões nas barreiras do Itapari e do Cahur, fortificando, assim, a parte oriental da Ilha. também solicitaram reforços da França, não sendo imediatamente atendidos.


                                                                                                              Imagem 5


Em 26 de outubro de 1614, os portugueses chegaram à foz do rio Periá onde construíram o forte de Santa Maria. Algumas escaramuças antecederam a batalha de Guaxenduba, travada no fatídico dia 19 de novembro de 1614, com a aparentemente inexplicável derrota dos franceses, apesar de seus sete navios, quarenta e seis canoas, mais de trezentos franceses e cerca de dois mil índios sob comando do próprio La Ravardière.            
                       

Ocupado o Forte Saint Louis, assim como toda a região, deu-se a reintegração do Maranhão aos lusitanos, no dia 2 de novembro de 1615. Reintegração precedida da reconquista, selada pelo documento de trégua assinado pelos dois comandantes beligerantes, a 27 de novembro de 1614, ocasião em que Jerônimo de Albuquerque acrescentou o agnome de Maranhão.






Sobre a herança francesa


Será que o curto espaço de três anos de permanência da expedição francesa no maranhão deixou marcas em São Luís?


                                                                                                               Imagem 6


Conforme Lacroix, a resposta é negativa.  Especialmente porque depois da derrota (19 de novembro de 1614) até o retorno da nau Regente com a maior parte dos vencidos, os gauleses ficaram a espera, nada acrescendo suas realizações.

Assim, os únicos sinais de ocupação francesa são: o local onde aportaram a construção da cidade de São Luis; as improvisadas capelas, melhoradas pelos missionários portugueses e tornadas núcleos religiosos, perdurados até nossos dias; e o nome do Forte de São Luis, transposto pelos portugueses para a cidade.

A França Equinocial foi uma frustrada tentativa francesa de instituir uma colônia no norte do Brasil, cuja extensão não se resumiria a Ilha do Maranhão: havia um reconhecimento do continente até o Amazonas.


                                                                       Imagem 7


Embora os franceses tenham sido considerados invasores e não fundadores, a partir do século XX, a afirmação de que São Luis foi fundada pelos franceses foi dita e repetida com certo orgulho pela elite ludovicense.

Após a saída dos franceses, as primeiras providencias lusitanas para a fundação da nova Colônia foram a organização física e institucional da cidade de São Luis.

Em 1621 foi criada a Câmara Municipal, com as funções legislativa, administrativa e politica, exercidas por dois vereadores, dois juízes e um procurador. Terras foram distribuídas aos povoadores e doado antigo sítio, hoje Rua do Egito, à Ordem Carmelita. Estava criado o Estado do Maranhão, conforme a Carta Régia de 4 de maio de 1617 por Felipe III, de Espanha e II, de Portugal.


                                                                                                              Imagem 8


Nos dois anos de governo, Jerônimo de Albuquerque Maranhão remodelou o forte, antes Saint Louis, agora de São Felipe, terminou as obras do Forte São Francisco, arruou a cidade de acordo com sua primeira planta, instalou uma olaria para cobrir de telhas as casas, iniciou a construção de um prédio maior para a residência dos capitães-mores, depois a casa dos governadores,  o Palácio dos Leões.


                                                                                                              Imagem 9


Se você gostou dessa postagem, deixe seu comentário abaixo, compartilhe com seus amigos e  inscreva-se aqui, pois assim você receberá notificações de novas postagens. Até a próxima.
Abraço, 
                                                                                                                        

Créditos especiais:

Fonte: LACROIX, Maria de Lourdes. A fundação francesa de São Luis e seus mitos.
Imagem 1: Rua no centro histórico de São Luis. Fotografia: Raimundo Nonato Costa
Imagem 2: mapa com a localização de São Luis (Upaon-Açu)
Imagem 3: vista do Forte de Saint-Louis. Fotografia: Raimundo Nonato Costa
Imagem 4: Prefeitura de São Luis, localizada na av. D. Pedro II. Fotografia: Raimundo Nonato Costa
Imagem 5: vista do Forte de Saint-Louis. Fotografia: Raimundo Nonato Costa
Imagem 6: Rua do Giz. Fotografia: Raimundo Nonato Costa
Imagem 7: Casa com Lustre no Centro histórico. Fotografia: Raimundo Nonato Costa
Imagem 8: Rua João Lisboa. Fotografia: Raimundo Nonato Costa
Imagem 9: Palacio dos Leões. Fotografia: Raimundo Nonato Costa

Um comentário:

  1. É muito bom lembrar um pouco da nossa história e saber que tem pessoas que dedicam um pouco do seu tempo para descrever sobre os acontecimentos que a fizeram ser o que é hoje!

    ResponderExcluir

Romance expõe os desafios do escritor durante o processo de construção de um livro

“Escrever um livro é uma arte, uma poesia. É muito mais que jogar palavras ao papel aleatoriamente ou usar o a...